sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A L200 Triton RS voando baixo nas pistas de rali


A L200 Triton RS é um carro de competição construído pela Mitsubishi Motors do Brasil para a disputa da nova categoria da Mitsubishi Cup. Da picape que lhe empresta o nome, foi mantida apenas a aparência, moldada em uma casca de fibra, e alguns componentes mecânicos.

O chassi é tubular e a suspensão (apoiada por dois amortecedores Ohlins e duas molas Eibach em cada roda) é independente. O diâmetro das rodas foi mantido (16 polegadas), mas os pneus 265/70 da Triton original foram trocados pelos Pirelli Scorpion Rally 235/85. O desenvolvimento durou dois anos.

A construção primorosa indica que muito dinheiro foi investido no projeto. Da mecânica original foram mantidos a caixa de redução e os freios dianteiros. As rodas traseiras ganharam discos ventilados e a caixa manual de cinco marchas é da Eaton

O V6 de 3,5 litros foi convertido para beber álcool pela preparadora gaúcha Dakar, que remapeou a central eletrônica e trocou os pistões originais por outros de cabeça plana para aumento da taxa de compressão. A potência foi de 200 cv (5.000 rpm) para 247 cv (5.200 rpm) e o torque de 31,5 mkgf (3.500 rpm) para 40,8 mkgf (4.200 rpm).

A taxa ficou nos 11,5:1 (o motor a gasolina tem 9:1). A RS é 520 centímetros mais curta e 125 centímetros mais larga que a L200 Triton. Não é grande, mas seu porte impressiona - mais ainda por causa dos quase dois metros de largura e da bela combinação de prata e vermelho da pintura. Em marcha lenta, o V6 trabalha liso a 2 mil giros, produzindo rosnado de cachorro grande pela saída lateral do escapamento. "Parece um pit bull", notou o diretor de arte da C/D, Paulo Sapata

Fonte: Car and Drive

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Um comentário:

  1. 520 centímetros mais curta e 125 centímetros mais larga??? está correto?

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